segunda-feira, 2 de julho de 2012



Conhecendo a fundo os aviões elétricos !

O aeromodelismo elétrico é uma variante do aeromodelismo onde ao invés de um motor convencional a combustível, é utilizado um motor elétrico, alimentado por bateria.

Do que são feitos ? 

Os materiais mais comuns para a confecção destas aeronaves são geralmente o isopor, sendo ele em placas comuns ou uma espécie de laminado no qual denominamos Depron®.  Pode ser usado também a famosa madeira Balsa e até impressão 3d nos dias de hoje.

  
ISOPOR :   O ispor pode ser encontrado em várias espessuras porém para aqueles que não possuem um cortador apropriado e prática com modelagem não terá bons resultados.
 É bem usado para construção de asas, quando acompanhado de um bom cortador.





DEPRON® O depron sem dúvidas é o que possibilitou o avanço dos aeromodelos elétricos, pois vendido em chapas de varias espessuras, ele se torna semelhante a construção com madeira e pode ser aplicada em plantas destinadas a aviões a combustão.   Seu preço é maior comparado ao Isopor, porém se for bem trabalhado, apresenta resultados finais mais satisfatórios.   Para os que não conhecem é um material muito semelhante ao de bandeja de frios que encontramos nas prateleiras dos supermercados.



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MADEIRA BALSA  A madeira Balsa é uma madeira muito leve e muito usada no aeromodelismo. No aeromodelismo elétrico em si, é possível encontrar muitos aviões feitos desta madeira, porém seu uso é geralmente associado a reforços estruturais entre outras aplicações.







ENTELAGEM:

Entelagem seria a pintura do avião, o material do que é revestido.

Como queremos leveza ao avião usamos a famosa fita de embalagem colorida, sim aquela usada para empacotar caixas, porém com várias cores.   Sua aplicação exige paciência para que se tenha um bom resultado.   Também pode ser usado o Vinil (papel adesivo), porém é um material mais pesado. 



COLAS:

A colagem das partes é feita geralmente com cola de isopor, cola quente e a famosa cola Epóxi.
As colas para isopor garantem um peso final menor e se bem aplicadas geram um bom contato entre as partes.   A cola quente é ideal para juntar pequenas partes, porém o uso exagerado pode sobrecarregar o peso do avião.   A cola Epóxi é uma cola cara, mas que garante a fixação de partes importantes como a parede de fogo, onde vai fixado o motor, trens de pouso, junções de asas, fixação de longarinas das asas, fixação de demais peças que de hipótese alguma devem se soltar. Temos como exemplo a famosa Araldite.
Existe também o Cianocrilato que nada mais é que o famoso Super Bonder, ele não deve ser aplicado no isopor, porém no Depron® pode ser aplicado nas faces da peça, mas não em sua borda,pois em contato direto ele irá corroer o material.  Seu uso se dá em colagens de pequenas peças de linkagem, aquelas que dão os movimentos ao avião, em trens de pouso e algumas pequenas partes.

OUTROS MATERIAIS:

Não colocarei todos os materiais usados pois senão ficaria dias escrevendo um por um, podemos citar alguns outros como varetas de fibras de vidro e carbono usadas em asas e linkagens, alguns tipos de madeiras geralmente colocadas em paredes de fogo, parafusos, porcas, acetato para fazer janelas, alumínio, entre muitos materiais necessários a construção.



                                                        ELETRÔNICA

Um aeromodelo elétrico possui alguns componentes básicos para o voo.  Iremos apresentá-los:



MOTOR:   O motor é o que gera a força necessária para mover o avião.   Contamos com diversos tamanhos de motor, cada um gerando uma quantidade de força.

Ele é ligado por 3 fios ao ESC , que veremos a seguir;





 ESC (ELECTRONIC SPEED CONTROL):   O Esc é um circuito ligado a 3 componentes: um fio ao receptor do rádio, 3 fios ao motor e 2 na bateria.
Ele é responsável pelo controle da aceleração do motor. Possuem um sistema que corta a alimentação do motor quando a bateria chega a uma voltagem baixa, não a deixando em níveis muito baixos, deixando apenas ativos os controles das superfícies de comando do avião.
caso possua internamente o chamado BEC, será responsável pela alimentaçaõ do receptor de rádio.





 BATERIA:   A bateria é o combustível dos aviões elétricos, ela é ligada por dois cabos ao Esc, que controla a distribuição dessa energia entre o motor e os servos de comandos e receptor. Elas possuem vários tamanhos, células, descargas, enfim, cada avião voa com uma determinada bateria de acordo com o tamanho da aeronave.







 TX E RX ( CONTROLE REMOTO): O TX nada mais é do que o Transmissor do avião,ou seja, o controle remoto. o RX é um Receptor do sinal enviado pelo TX que o direciona as demais peças responsáveis pelo controle de superfícies móveis e motor.
Contamos com várias marcas de transmissores sendo a parte mais cara do avião.
A escolha de um bom receptor garante uma melhor segurança nos voos.







  
SERVOS:   Os servos são peças eletrônicas responsáveis pelos movimentos das superfícies móveis de comando do avião , fazendo-o subir, descer, e virar.
São conectados ao receptor do radio recebendo o sinal que é comandado pelo piloto.
Através de seus braços, são ligados os links, que geralmente são hastess que são conectadas as superfícies móveis, gerando os movimentos das superfícies de comando do avião.






                                                                 



                                                            ESQUEMA DE LIGAÇÃO:



Com os ítens acima montamos um avião.  Temos inúmeras peças e acessórios que podemos acrescentar, porém estas são as principais partes essenciais ao voo.  Contamos também com o carregador para as baterias, medidores, alarmes, luzes, etc.

Esse post retrata apenas o básico do básico de um avião elétrico, hoje contamos com inúmeros materiais e peças para a montagem. Porém com o que foi citado acima temos um avião Básico.












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